quarta-feira, 29 de junho de 2011
Djavan - Não É Azul Mas É Mar (1987)
Não É Azul, Mas É Mar é um álbum do músico, cantor e compositor brasileiro Djavan lançado em 1987 pela Sony. Gravado em Los Angeles nos Estados Unidos, foi vendido no Brasil, Estados Unidos, Japão e em alguns países da Europa. Os principais hits do álbum são "Soweto", "Me Leve" e "Dou-Não-Dou" (um dos principais hits do álbum, selecionado para entrar na trilha sonora da telenovela brasileira Mandala, em 1987) e alguns outros de destaque entre público e crítica: "Florir", "Maçã", "Doidice" e "Carnaval do Rio".
Sobre o Álbum
No disco “Não é azul mas é mar”, a dolorosa resistência sul-africana contra o apartheid não apenas abre os trabalhos na poderosa balada “Soweto”, como desta vez, de forma direta, crua, transforma o sofrimento em lição para todo o mundo.
Essa foi, certamente, a primeira “canção de protesto” de Djavan. A ancestralidade africana, já presente em outras canções, volta nos vocais em yourubá que a embalam, mas é em português como sempre que o autor expressa sua visão das coisas do mundo. Como suas próprias músicas e carreira o levaram para o mundo, em “Soweto” o artista globaliza a temática de suas canções.
É nesse trabalho que Djavan retoma a parceria com Ronnie Foster, o mesmo produtor de “Luz”. O disco esteticamente situa-se num meio termo entre os outros dois anteriores, nem tão soul quanto “Luz”, nem tão eletrônico quanto “Lilás”.
A globalização estética e temática, explícita ou sutil, comprova o que “Soweto” já anunciava. Em “Carnaval no Rio”, samba estilizado sobre uma moça carioca de vida airosa que recusa o assédio do autor, ela aparece de forma sutil. Mas é explícita no outro samba não menos estilizado, “Maçã”, no qual o autor bate na Espanha, destrói Casablanca, se revolta contra Nicarágua, se atola no Irã, beija em Nova York, acorda no frio e resolve voltar para casa: “Dei a volta/E voltei pro Rio”.
De maneira extrovertida, a globalização também está nas canções “Real”, pop resultado da primeira parceria com um compositor estrangeiro, o japonês Tetsuo Sakurai, do grupo Casiopea, e na música de pegada caribenha “Doidice”, que contém os versos finais em espanhol.
Outras imagens “marítimas” e “viajantes” aparecem como metáforas na canção “Navio”, primeira parceria com os filhos músicos e futuros parceiros constantes Flavia Virginia e Max Frederico Viana.
Safra de belas e misteriosas canções como “Florir” e “Dounão-dou”, um grande sucesso radiofônico na época, a obra-prima do disco é justamente a canção de onde Djavan tirou o verso do título, “Bouquet”.
Como indica o nome do álbum, “Não é azul mas é mar” é o mais poético dos discos de Djavan.
Faixas:
01. Soweto(Djavan)
02. Bouquet(Djavan)
03. Me Leve(Djavan)
04. Dou-Não-Dou(Djavan)
05. Florir(Djavan)
06. Carnaval No Rio(Djavan)
07. Navio(Djavan/Flávia Vírginia/Max Viana)
08. Maça(Djavan)
09. Real(Djavan/Tetsuo Sakurai)
10. Doidice(Djavan)
Músicos:
Djavan - Violão em todas as faixas/Vocal em Yorubá em 01/Takamine Midi em 10/Arranjo em todas as faixas, exceto em 02 e 09.
Nathan East - Baixo Elétrico em todas as faixas, exceto em 02 e 08.
Harvey Mason - Bateria em 01, 03, 04, 06, 07 e 09.
Carlos Rios - Guitarra em 01 e 10/Violão Aço em 10.
Sizão Machado - Baixo Elétrico em 08.
Téo Lima - Bateria em 08.
Paulinho Da Costa - Percussão em todas as faixas, exceto em 01,02 e 06.
Larry Williams - Teclados em 01, 04, 05, 07 e 09/Arranjo em 07.
J. Casillas Gomez - Percussão em 01/Vocal em Yorubá em 01.
Bill Summers - Percussão em 01/Vocal em Yorubá em 01.
Greg Phillinganes - Teclados em 01, 03, 04, 06, 07 e 09/Arranjo em 03.
Vinnie Colaiuta - Bateria em 05.
Ronnie Foster - Teclados em 06, 07 e 08/Piano em 08 e 09/Arranjo em 07 e 09.
Canute Clise Bernard Júnior - Percussão em 01/Vocal em Yorubá em 01.
George Duke - Piano em 02.
Jorge G. Del Barrio - Arranjo em 02, 06 e 10.
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conheci o disco atraves de um mestre meu. Ele disse que ele gosta do Djavan anti boteco.
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